No dia 1º de janeiro, a instituição alcançou 6 mil transplantes de rim e ainda fechou o ano de 2023 com recorde no número de transplantes renais.
A Santa Casa de Porto Alegre iniciou 2024 com um importante marco em transplantes de órgãos. No dia 1º de janeiro, a instituição alcançou 6 mil transplantes de rim e ainda fechou o ano de 2023 com recorde no número de transplantes renais. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 295 pacientes que aguardavam na lista de espera por um rim tiveram a oportunidade de um novo recomeço. Esse é o maior número de transplantes com o órgão realizado na instituição em um único ano.
“Atingir seis mil transplantes renais desde o primeiro procedimento há 46 anos representa não apenas uma marca histórica e um orgulho enorme para todas equipes envolvidas, mas principalmente significa que milhares de famílias do país foram beneficiadas por um gesto de solidariedade. Nesta comemoração, nosso agradecimento especial aos familiares dos doadores e as equipes de todo país que encaminharam seus pacientes para transplantar em nosso hospital”, destaca o nefrologista Valter Duro Garcia, idealizador e coordenador do Serviço de Transplantes Renais da Santa Casa.
Segundo o especialista, no Brasil apenas o Hospital do Rim (Hrim), em São Paulo, ultrapassou a mesma marca. A instituição é referência mundial na especialidade com mais de 900 transplantes de rim por ano. “Se considerarmos que São Paulo conta com 44,8 milhões de habitantes, número quatro vezes maior que a do Rio Grande do Sul, em uma análise por milhão de população, ambos os hospitais realizaram em torno de 25 transplantes de rim pmp/ano”, ressalta Garcia, que também é editor do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Distinção é entregue a entidades com relevantes serviços sociais prestados à comunidade.
Inscreva seu case e concorra à premiação máxima na Categoria Experiência do Paciente.
Ação faz parte da nossa campanha de doação de órgãos.