Home / Fique por dentro / Médico da Santa Casa é nomeado para Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Federal de Medicina

Médico da Santa Casa é nomeado para Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Federal de Medicina

A câmara tem papel fundamental na atualização de protocolos médicos e no enfrentamento de doenças infecciosas, auxiliando na tomada de decisões.

image

O infectologista Alessandro Pasqualotto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Porto Alegre, foi nomeado para a Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele é o único médico do Rio Grande do Sul a integrar o grupo.

As Câmaras Técnicas são órgãos consultivos compostos por especialistas que contribuem com pareceres técnicos e científicos para a regulamentação e fiscalização da medicina no Brasil. No caso da infectologia, o grupo tem papel fundamental na atualização de protocolos médicos e no enfrentamento de doenças infecciosas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas em saúde pública.

"Integrar a Câmara Técnica de Infectologia do CFM é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra. Poder contribuir para a formulação de diretrizes que impactam diretamente a prática médica e a saúde pública no Brasil é algo extremamente gratificante", afirma Pasqualotto.

Reconhecido nacional e internacionalmente por suas pesquisas sobre infecções fúngicas, Pasqualotto tem uma extensa trajetória acadêmica e profissional. Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-doutorado pela University of Manchester, na Inglaterra, e MBA Executivo em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é também professor de infectologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pesquisador nível 1 do CNPq e supervisor médico do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa.

Além de sua atuação na pesquisa e no ensino, Pasqualotto é presidente reeleito da Sociedade Gaúcha de Infectologia, tendo liderado a entidade durante a tragédia das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. Na ocasião, esteve à frente das ações emergenciais da categoria para a resposta à crise sanitária causada pelo desastre. Atuou fortemente também durante a COVID-19, ocasião em que o Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa fez mais de 160.000 testes de PCR para o vírus.

 

Últimas notícias

Governança do Cuidado: por que esse tema é estratégico?

Conheça este pilar do Ciclo Estratégico 2026-2030.

Diretor Médico participa de congresso internacional de Cirurgia Hepatobiliar

O Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa, Antonio Nocchi Kalil, participou entre do Simpósio Internacional de Cirurgia Hepatobiliar.

Laboratório de Análises Clínicas alcança marca de 100 milhões de laudos emitidos

Operando ininterruptamente, 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, o Laboratório conta com uma equipe de 144 profissionais.