A mostra contará com uma palestra de abertura do professor Roberto Verdum, da UFRGS, e poderá ser visitada até o dia 18 de maio.
Em comemoração ao 9º aniversário, a Casa Madre Ana, que oferece apoio e acolhimento a pacientes em tratamento na Santa Casa, vai expor parte do acervo de bonecas de cerâmica produzidas por artesãs do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, doado à instituição. A mostra, com entrada gratuita, inicia na terça-feira, 13 de maio, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa
O Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais conhecida por sua rica produção artesanal, é reconhecido pela resistência cultural e pela força das mulheres que sustentam as famílias por meio da arte em barro. O acervo de bonecas foi doado pela professora Carmem Lenora Coelho Martins, do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS.
Durante uma semana será possível ver de perto as esculturas que retratam figuras femininas como noivas, grávidas, lactantes e mães, com expressões serenas e olhares vagos, evocando heranças indígenas, africanas e europeias. O saber ancestral da modelagem, pintura e queima do barro foi reconhecido em 2018 como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. A mostra contará com uma palestra de abertura do professor Roberto Verdum, da UFRGS, e poderá ser visitada até o dia 18 de maio.
Casa Madre Ana
Operando exclusivamente com recursos provenientes de doações, a Casa Madre Ana acolhe pacientes adultos e pediátricos, além de seus familiares, vindos do interior do Rio Grande do Sul ou de outros estados do país - ofertando moradia, alimentação e assistência para quem está em tratamento na Santa Casa de Porto Alegre.
Texto: Max Correa / Santa Casa de Porto Alegre
Imagem: Gerson Turelly
O evento será realizado em setembro e reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir avanços no tratamento dos tumores ginecológicos.
O evento reuniu especialistas brasileiros e internacionais, promovendo a troca de conhecimentos, demonstrações práticas e debates.
Com uma programação que combina tradição e inovação, o simpósio terá cirurgias ao vivo, apresentações em 3D e ampla discussão de casos clínicos.