A inauguração reafirma o principal compromisso da instituição, de acolher e oferecer assistência médica e hospitalar de alta complexidade.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou nesta quarta-feira (19/10), data em que comemora 219 anos, a sua nova estrutura de atendimento de emergência dedicada exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A transferência de pacientes ocorreu na quinta-feira (20).
Além de autoridades e imprensa, o encontro também reuniu as famílias que realizaram importantes doações para a construção do Hospital Nora Teixeira, nova unidade hospitalar da Santa Casa onde a emergência está localizada. A inauguração do espaço reafirma o principal compromisso da instituição, de acolher e oferecer assistência médica e hospitalar de alta complexidade a pessoas de todas as condições sociais.
“Essa nova estrutura não resolverá os problemas das emergências de Porto Alegre, mas contribuirá importantemente para isso. E também é motivo de orgulho, pois demonstra que, mesmo diante das adversidades dos últimos tempos, mantivemos a convicção de olhar para o futuro, tendo sempre o bem-estar das pessoas no centro das decisões”, destacou o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert.
O ato marcou a entrega do primeiro espaço do Hospital Nora Teixeira, cuja estrutura está em fase de finalização e será fundamental para garantir a sustentabilidade da Santa Casa. O projeto foi viabilizado por doações de famílias, empresas e organizações privadas e pelo governo estadual, tudo isso com o decisivo impulso de uma doação inicial de R$ 80 milhões do casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira. A previsão é de que a nova unidade hospitalar do Complexo esteja operando 100% até o primeiro semestre do próximo ano.
Estiveram presentes na inauguração, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, além do casal de empresários Nora Teixeira e Alexandre Grendene, representantes do Legislativo e do Judiciário, deputados estaduais, vereadores e presidentes de entidades representativas da área da saúde.
Emergência SUS
Com uma área total de 2.325 m², a nova emergência SUS está localizada no térreo do Hospital Nora Teixeira, ao lado da antiga estrutura.
Mesmo mantendo o volume de atendimentos atualmente contratualizado com o SUS, a nova estrutura terá um processo assistencial amplo voltado ao referenciamento de complexidades, muito mais individualizado, humanizado e seguro para pacientes e profissionais, contando com aumento de leitos fixos na sala de observação dos atuais 13 para 28 (três de isolamento, todos com boxes individuais); dois postos de enfermagem, garantindo atendimento mais rápido aos pacientes; ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 posições; aumento do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para eletrocardiografia; três salas de estabilização clínica (salas vermelhas); centro de diagnóstico por imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-x e ecografias; unidade de AVC.
Dados gerais
- Ampliação do espaço de atendimento para 2.325 m², espaço quatro vezes maior do que o anterior.
- Aumento de leitos fixos na Sala de Observação com boxes individuais, de 13 para 28 (sendo três de isolamento).
- Três salas de estabilização clínica.
- Unidade de AVC.
- Criação de 2 Postos de Enfermagem na Sala de Observação, garantindo um atendimento mais ágil ao paciente.
- Ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 poltronas, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.
- Ampliação do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia.
- Criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-X e ecografias.
- Aumento do número de consultórios, de 4 para 6.
CLIQUE AQUI e confira mais imagens da inauguração.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.