Home / Tecnologia / Santa Casa leva inovação no tratamento do câncer peritoneal para a Europa

Santa Casa leva inovação no tratamento do câncer peritoneal para a Europa

O encontro abordou a aplicação da inteligência artificial em imagens obtidas por videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva.

image

Pioneira no uso de inteligência artificial para análise de câncer peritoneal, a Santa Casa consolidou uma importante ponte de troca de conhecimentos com o Hospital Lyon-Sud, da França. A convite do médico Olivier Glehen – chefe do Departamento de Cirurgia Oncológica –, o coordenador do Programa de Doenças Peritoneais da Santa Casa de Porto Alegre, Rafael Seitenfus, apresentou aos colegas europeus detalhes de como a tecnologia é utilizada.

Uma iniciativa inovadora e colocada em prática dentro da Cidade da Saúde desde o início de 2025, o uso de IA é aplicado na identificação e avaliação de pacientes com carcinomatose peritoneal — condição em que há disseminação de células cancerosas na membrana que reveste o abdômen e os órgãos internos. A parceria entre as instituições abre caminho para estudos conjuntos, validações clínicas internacionais e avanços no uso da IA em ambientes hospitalares.

Como funciona:

O encontro abordou a aplicação da inteligência artificial em imagens obtidas por videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza uma microcâmera inserida no abdômen. Com a ajuda de IA, é possível processar essas imagens de alta resolução e avaliar a quantidade de tumores presentes, estimando também a resposta esperada para diferentes tipos de tratamentos.

“O uso de inteligência artificial pode contribuir na seleção de pacientes com carcinomatose peritoneal. Desse encontro, nasce o início de uma colaboração científica promissora. Pessoalmente, espero que essa parceria traga, em breve, respostas concretas e benefícios reais aos pacientes acometidos por essa condição tão desafiadora”, afirma Dr Seitenfus - que atua há mais de uma década como cirurgião oncológico especializado em neoplasia peritoneal e é referência em pesquisas voltadas ao tratamento de doenças do peritônio.

 

Texto: Max Correa / Santa Casa de Porto Alegre

Imagem: Acervo Pessoal

Últimas notícias

Vamos doar sangue?

14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Participe do Dia Mundial do Meio Ambiente

Atividades serão realizadas no dia 5 de junho, sexta-feira.

Orientação gratuita em planejamento previdenciário

O atendimento acontece todas as segundas e quartas-feiras, no Edifício Garagem, localizado no Centro Administrativo.