O contrato de prestação de serviços assinado com a Prefeitura de Gravataí abrange a gestão das UPAS da 74 e das Moradas.
A Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, firmaram nesta segunda-feira, 20, o contrato de prestação de serviços em que o grupo hospitalar assume a gestão das duas unidades de pronto atendimento, as UPAS da 74 (localizada na margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira) e das Moradas (localizada na margem da ERS-020, na região das moradas do Vale). As duas estruturas, juntas, atendem em média mais de 12 mil pacientes por mês. O ato ocorreu na sede da prefeitura, com a presença de autoridades do poder executivo, legislativo e da área médica em Gravataí.
Efetivamente, o serviço já está ocorrendo desde às 19h da última sexta-feira, 17. “Com essa ação, as nossas UPAs passam a contar com a excelência do atendimento que a Santa Casa emprega, passando a gerir também a estrutura pré-hospitalar da cidade”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon. Ele ainda lembra que o Hospital Dom João Becker (HDJB), mantido pela Santa Casa, é o único no município. Assim, essa iniciativa trará benefícios à população já que a prestação dos serviços de gestão das UPAs será realizada diretamente pela casa de saúde. “Contribuirá para a organização da rede de urgência e emergência SUS em Gravataí, visto que a gestão das três portas de entradas (HDJB e as UPAs) será realizada por um único prestador de serviço, unificando assim o fluxo de atendimento de urgência e emergência”, destaca.
Para a Santa Casa, a gestão das UPAs de Gravataí é mais uma demonstração de que o grupo hospitalar quer ser cada vez mais agente no processo de qualificação da saúde na região. “Estamos ampliando a parceria com o gestor municipal e possibilitando que os sistemas, tanto do Hospital Dom João Becker, quanto das unidades de pronto atendimento possam atuar de maneira integrada. A população será a grande beneficiada nesse processo”, afirma o superintendente do HDJB, Dr. Antonio Weston.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressalta que a administração das UPAs feita pela Santa Casa trará toda a expertise do grupo hospitalar, “bem como a retaguarda do complexo em Porto Alegre, para os casos em que houver necessidade e aprovação junto a Regulação Estadual para a transferência de pacientes por meio do Gerint . Desta forma, as UPAs se tornarão uma extensão da Santa Casa, melhorando significativamente o acesso da população e unificando os procedimentos da Rede de Urgência e Emergência”, reafirma Régis.
Após a assinatura do contrato no gabinete do prefeito, as autoridades visitaram as instalações da UPA das Moradas. “Com a chegada da Santa Casa nas UPAs vamos trabalhar em conjunto para resolver as questões de saúde em Gravataí. Sabemos que não é fácil, mas vamos conseguir”, enfatiza o provedor do grupo hospitalar, Alfredo Englert.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.