Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, o professor Heleodoro teve o descerramento de uma placa na recepção do Serviço.
O dr. José Heleodoro Xavier de Castro, fundador do Serviço de Neurofisiologia Clínica da Santa Casa, em 1973, foi homenageado na sexta-feira (17/12) pelos 50 anos de prolífica atuação na instituição.
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNF), o professor Heleodoro teve o descerramento de uma placa na recepção do Serviço de Neurofisiologia Clínica, onde estiveram presentes o provedor Alfredo Englert, os vice-provedores Eduardo Centeno e Vilson Darós, o diretor do Hospital São José, Nelson Ferreira, o diretor técnico da Santa Casa, Ricardo Kroef, diversos profissionais da instituição, colegas de trabalho, convidados e familiares.
Para o dr. Nelson Ferreira, que fez uma retrospectiva da importância da atuação do colega, tanto como precursor da neurofisiologia clínica quanto como professor e preceptor de inúmeros outros profissionais ao longo da carreira, “o exemplo do dr. Heleodoro merece, sem dúvida alguma, muito mais do que uma placa na parede, a ele devemos nosso reconhecimento por uma trajetória tão cheia de bons exemplos e ajuda a este hospital”.
“O Castrinho”, referindo-se carinhosamente ao contemporâneo de Colégio Anchieta, “sempre foi uma grande pessoa. Fico especialmente feliz de viver essa homenagem como provedor da Santa Casa”, ressaltou Alfredo Englert. “Esta é uma instituição que pensa sempre no futuro, mas valoriza e tem muita gratidão pelas pessoas que ajudaram a construi-la, tendo o dr. Heleodoro como um grande exemplo”.
Ao final, dr. Castro se disse emocionado pela homenagem, agradeceu à família e aos colegas e lembrou que “sempre foi muito bom trabalhar aqui na Santa Casa, é uma grande instituição, o que torna esta homenagem ainda mais significativa”.
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.