Home / Pesquisa / Santa Casa e Procempa firmam acordo para diagnóstico precoce de câncer

Santa Casa e Procempa firmam acordo para diagnóstico precoce de câncer

Na prática, a Santa Casa disponibilizará as imagens para o teste do modelo e a execução será feita pela Procempa.

image

A Santa Casa de Porto Alegre e a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) firmaram um acordo para realizar pesquisas com inteligência artificial aplicada ao diagnóstico precoce de câncer de pulmão e mama.

No projeto, as instituições vão utilizar um modelo de IA desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele identifica casos suspeitos de câncer de pulmão com até seis anos de antecedência e com 90% de assertividade. Na prática, a Santa Casa disponibilizará as imagens para o teste do modelo e a execução será feita pela Procempa.

Para o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, a Santa Casa reafirma-se, cada vez mais, como referência em ensino e pesquisa no Estado. “Esta parceria com a Procempa é uma oportunidade de avançarmos ainda mais na pesquisa científica aliada à inteligência artificial, sempre focando na melhoria da qualidade da assistência aos nossos pacientes”, salienta. “Os estudos preditivos de câncer representam um importante avanço na área da oncologia, e agora, com o uso mais intensivo da IA, ganham ainda maior acurácia, representando esperança de prevenção e cura para muitas pessoas”, conclui.

A Santa Casa já apostou outras vezes no uso de inteligência artificial na saúde. Em 2019, a instituição adotou o robô gerenciador de riscos Laura para monitorar 70 leitos hospitalares. O objetivo era detectar precocemente os riscos dos pacientes terem uma infecção generalizada, conhecida como sepse, responsável por 25% das taxas de ocupação do leito em UTI no Brasil, segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).

Em 2020, adotou a plataforma de inteligência artificial P.A. Digital, também da Laura, para realizar a triagem virtual dos pacientes com suspeita de covid-19.

Últimas notícias

Conte com o serviço de telemedicina

Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Dr. Renan Langie participou do Encontro Sul-Riograndense de Cirurgia e Traumatol...

Profissional representou a Santa Casa no evento realizado no último sábado, dia 23.

Confira a programação da 3ª Semana da Experiência do Paciente

De 22 a 26 de abril acontecerá mais uma edição da Semana da Experiência do Paciente, com oficinas, visitas nas áreas, música e outras atividades.