Publicação é intitulada Transferência do grande dorsal para lesões anterossuperiores irreparáveis do manguito rotador: descrição de técnica cirúrgica
Um artigo inédito no Brasil, feito pelo Grupo de Cirurgia do Ombro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa, foi publicado na Revista Brasileira de Ortopedia. Intitulado Transferência do grande dorsal para lesões anterossuperiores irreparáveis do manguito rotador: descrição de técnica cirúrgica, a publicação tem como autores os médicos Almiro Gerszon Britto, Fábio Yoshihiro Matsumoto, Fernando Carlos Mothes, Ivan Fadanelli Simionato e Marco Tonding Ferreira, além do médico Augusto Heinen Eichenberg, da Clínica Conex, de Ijuí.
“A publicação do artigo representa um grande reconhecimento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, uma das maiores do mundo, ao nosso trabalho. Hoje somos o grupo com maior experiência nesse tipo de transferência. A principal vantagem é a melhora na função do ombro dos pacientes com lesões graves de manguito rotador, diminuindo a dor, melhorando a mobilidade e a força e, ainda por cima, preserva a articulação sem o uso de prótese”, destaca o dr. Fernando Mothes.
Clique AQUI para ler o artigo completo.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.