Home / Pesquisa / Santa Casa integra primeiro estudo sobre prevenção do câncer de estômago no país

O dr, Antonio Weston participará da iniciativa intitulada “Estudo de famílias com câncer gástrico”.

O cirurgião gástrico da Santa Casa de Porto Alegre, Antonio Weston, coordenador do programa de residência em cirurgia geral, participará do primeiro estudo brasileiro de prevenção do câncer de estômago.

Coordenada pelo dr. Paulo Assumpção, da Universidade Federal do Pará, a investigação intitulada “Estudo de famílias com câncer gástrico” tem como objetivo avaliar se familiares de pessoas que têm câncer de estômago têm mais probabilidade de desenvolver a doença por fatores genéticos.

Segundo dr. Weston, somente no Rio Grande do Sul há de três a quatro mil novos diagnósticos de câncer de estômago ao ano. “A pesquisa será realizada em todo o país, e tenho a responsabilidade de coordenar o trabalho aqui no sul. O estudo é bastante abrangente e essencialmente irá realizar exames para a prevenção da doença em familiares de pessoas com este tipo de câncer”, conclui.