Credenciamento pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões é um marco importante para a Santa Casa
O Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa de Porto Alegre foi credenciado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Trata-se de um reconhecimento até então inédito no Rio Grande do Sul. A certificação considera todos os regulamentos estabelecidos pelo órgão para certificar médicos cirurgiões para a realização de cirurgias robóticas. Para a Santa Casa, esse fato representa o pioneirismo na educação médica de alta tecnologia e inovação, estando à frente na consolidação de sua vanguarda como hospital de ensino.
O Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa é destinado ao ensino de habilidades por meio do uso de tecnologia de ponta em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos e altamente seguros. As atividades estão estruturadas em cursos teóricos, práticos e hands on para todos os níveis de formação médica, desde acadêmicos até cirurgiões robóticos já certificados. Criado a partir da aquisição do robô Da Vinci Xi, que passou a proporcionar, além de cirurgias ainda mais seguras para os pacientes da instituição, também possibilita a formação médica desta área que cresce no mundo inteiro.
O equipamento foi adquirido com recursos doados pela família Gerdau Johannpeter e integra o Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter da instituição.
Todos os cursos do Centro de Formação em Cirurgia Robótica com inscrições abertas podem ser conferidos no site https://ensinoepesquisa.santacasa.org.br/.
PRÓXIMA
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.