O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O diretor médico dos hospitais São Francisco, Santo Antônio e Nora Teixeira, Fernando Lucchese, foi um dos homenageados durante o congresso. O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1970, Lucchese é especialista em cirurgia cardiovascular pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Também realizou um fellowship em cirurgia cardíaca na Universidade do Alabama em Birmingham, Estados Unidos, sob a orientação dos Drs. John Kirklin e Albert Pacifico. Em 1992, assumiu a direção do Hospital São Francisco, unidade da Santa Casa especializada no campo da cardiologia intervencionista, tornando-o uma referência internacional na área. Como cirurgião, acumulou uma experiência de mais de 30.000 cirurgias cardíacas e 100 transplantes de coração.
Na academia, foi professor de cardiologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre desde 1981 e professor da pós-graduação de cardiologia da UFRGS desde 1984. Além disso, publicou mais de 300 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Congresso
O Hospital da Criança Santo Antônio, referência em saúde pediátrica no Rio Grande do Sul, marcou presença no 28º Congresso Brasileiro de Cardiopatias Congênitas, Cardiologia Pediátrica, Intervenção e Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Realizado entre 19 e 22 de março, em Gramado/RS, o evento é considerado o maior congresso brasileiro na área e reúne especialistas de todo o país para discutir os avanços e desafios no tratamento de cardiopatias congênitas.
A participação do hospital no congresso foi marcada por duas iniciativas importantes. Na quinta-feira (20/3), a equipe de profissionais da instituição promoveu um Simpósio Satélite com o tema Atualização em cardiologia intervencionista em cardiopatias congênitas. O evento reuniu renomados especialistas para discutir as mais recentes técnicas e procedimentos na área, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Além disso, o hospital recebeu os visitantes em um stand construído especialmente para o evento, onde puderam conhecer a maior e mais moderna unidade pediátrica do Rio Grande do Sul. O espaço apresentou os serviços, tecnologias e equipe multidisciplinar do hospital, destacando sua excelência no atendimento de crianças com cardiopatias
Texto: Carol Fornasier / Santa Casa de Porto Alegre
Imagens: César Silvestro Fotografia
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.
A câmara tem papel fundamental na atualização de protocolos médicos e no enfrentamento de doenças infecciosas, auxiliando na tomada de decisões.