Home / Ensino e Pesquisa / Nova área física de Ensino e Pesquisa e de Relacionamento com o Corpo Clínico do Hospital Dom João Becker

Nova área física de Ensino e Pesquisa e de Relacionamento com o Corpo Clínico do Hospital Dom João Becker

Espaço foi entregue nesta terça-feira, 28 de março.

image

Trazer mais médicos, produzir conhecimento e ampliar a cobertura de saúde do Hospital Dom João Becker. Esses são os objetivos traçados pela Santa Casa, a partir da entrega da nova área física de Ensino e Pesquisa e de Relacionamento com o Corpo Clínico em Gravataí, ocorrida nessa terça-feira (28). Com espaço praticamente quadriplicado, o local será base para professores e médicos residentes das universidades parceiras (principalmente Unisinos e UFCSPA) interagirem com os demais integrantes do Corpo Clínico. O lançamento contou com a presença de autoridades como o prefeito, Luiz Zaffalon, o reitor da Unisinos, Sérgio Mariucci, o presidente do CREMERS, Carlos Sparta, e demais lideranças políticas, empresariais, de entidades de classe e dirigentes da Santa Casa de Misericórdia.

Salas de prescrição, de estudo e de reuniões, além do estar médico, fazem parte da nova estrutura. O Ensino e Pesquisa saiu dos, até então, 30m² no quarto andar para um novo espaço moderno e tecnológico de 116m² do sexto andar do HDJB. “Desde 2021, sentíamos a necessidade de ampliar esse setor. Nossa parceria com as universidades cresceu de dois anos para cá e muitos médicos chegaram ao Dom João Becker. É fato que o hospital que tem área de ensino cresce nos indicadores de qualidade, pois professores de medicina altamente gabaritados passam a viver o dia a dia e tem a responsabilidade de transmitir a excelência do ensino aos residentes”, afirma o diretor médico do HDJB, Fernando Issa. Segundo ele, todos ganham nesse processo: hospital, universidades e, principalmente, os pacientes.

No momento, o Dom João Becker conta com quatro programas de residência médica: ginecologia e obstetrícia, medicina interna, cirurgia geral e medicina intensiva. Agora, com a reestruturação, será possível ampliar para outras especialidades. “Desde a sua criação, há 219 anos, a Santa Casa tem o ensino e pesquisa em sua essência, tanto que os melhores profissionais da medicina do Estado atuam ou atuaram em algum momento de suas carreiras em nosso complexo hospitalar. Estamos muito felizes em ampliar a estrutura destinada a esse importante segmento, trazendo uma cultura da Santa Casa para Gravataí”, afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston. De acordo com ele, uma “espiral do bem” é gerada a partir dos programas de residência, pois professores e alunos acabam motivando ainda mais os médicos que já atendem no hospital.

RUMO AO FUTURO - Para Antônio Kalil, diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, todo o investimento nestas áreas, além de efeitos positivos imediatos, projetam a instituição rumo ao futuro. “É sabido que o Becker tem, nos últimos anos, uma consistente trajetória de qualificação em todos os seus aspectos assistenciais e administrativos e, agora, as áreas de Ensino e Pesquisa e de Relacionamento com o Corpo Clínico ampliam ainda mais este processo, visando efeitos perenes de médio e longo prazos”, conclui. O provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, por sua vez destacou a importância de Gravataí para a instituição. “É sempre uma alegria vir aqui e ver que nossas ações no Becker estão evoluindo ”, afirma.

Últimas notícias

Empossados os chefes e coordenadores de serviços médicos para a gestão 2024-2027

57 serviços passam a compor a principal estrutura de atendimento da Santa Casa.

Santa Casa entrega Kits Lar para colaboradores atingidos pelas enchentes

Evento marcou o encerramento da campanha Abrace a Solidariedade.