A publicação traz uma revisão da incidência e da resistência da bactéria Staphylococcus aureus na comunidade pediátrica.
Pesquisadores do Hospital da Criança Santo Antônio e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicaram neste mês um importante artigo na revista internacional Frontiers in Pediatrics, com sede na Europa e fator de impacto 3.569.
Sob o título “Infecções por Staphylococcus aureus adquiridas na comunidade e associadas à assistência à saúde em um hospital pediátrico no sul do Brasil ao longo de 8 anos: quão comum o MRSA é?”, a pesquisa foi coordenada pelo supervisor do Controle de Infecção e Infectologia pediátrica da Santa Casa, Fabrizio Motta, e contou com a participação do infectologista pediátrico Derrick Alexandre Fassbind, da intensivista pediátrica Raíssa Queiroz Rezende, da Santa Casa de Porto Alegre, e do professor Cícero Armídio Gomes Dias, da UFCSPA.
A publicação traz uma revisão da incidência e da resistência da bactéria na comunidade pediátrica. Para acessar o artigo, clique aqui.
“Os resultados apontam uma resistência elevada para oxacilina, o principal antibiótico usado contra esta bactéria, trazendo importante informação para mudança na escolha de antibióticos na população pediátrica em nosso meio, principalmente nos casos graves”, explica Fabrizio Motta.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.