A publicação traz uma revisão da incidência e da resistência da bactéria Staphylococcus aureus na comunidade pediátrica.
Pesquisadores do Hospital da Criança Santo Antônio e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicaram neste mês um importante artigo na revista internacional Frontiers in Pediatrics, com sede na Europa e fator de impacto 3.569.
Sob o título “Infecções por Staphylococcus aureus adquiridas na comunidade e associadas à assistência à saúde em um hospital pediátrico no sul do Brasil ao longo de 8 anos: quão comum o MRSA é?”, a pesquisa foi coordenada pelo supervisor do Controle de Infecção e Infectologia pediátrica da Santa Casa, Fabrizio Motta, e contou com a participação do infectologista pediátrico Derrick Alexandre Fassbind, da intensivista pediátrica Raíssa Queiroz Rezende, da Santa Casa de Porto Alegre, e do professor Cícero Armídio Gomes Dias, da UFCSPA.
A publicação traz uma revisão da incidência e da resistência da bactéria na comunidade pediátrica. Para acessar o artigo, clique aqui.
“Os resultados apontam uma resistência elevada para oxacilina, o principal antibiótico usado contra esta bactéria, trazendo importante informação para mudança na escolha de antibióticos na população pediátrica em nosso meio, principalmente nos casos graves”, explica Fabrizio Motta.
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.