Clique aqui e confira o artigo escrito pela equipe.
O primeiro banco de tecidos humanos do país e o terceiro da América Latina completa nesta semana 18 anos de atividade com grandes serviços prestados e muitas vidas salvas, um orgulho para toda a comunidade gaúcha.
Projeto materializado graças ao empenho de inúmeras pessoas, o Banco Tecidos da Santa Casa de Porto Alegre teve como seu idealizador o Dr. Roberto Corrêa Chem (falecido em 2009), com o suporte essencial da FIERGS e a viabilização financeira da Refinaria Alberto Pasqualini.
Até 2012, o Banco de Tecidos Dr. Roberto Corrêa Chem foi o único em funcionamento no Brasil, atendendo toda a demanda nacional desse importante curativo biológico. Atualmente, sob responsabilidade técnica do Dr. Eduardo Mainieri Chem, integra uma seleta rede formada por outros três bancos de pele em funcionamento no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Na prática, o banco de tecidos realiza a captação, processamento, controle de qualidade, armazenamento e disponibilização de finas lâminas de pele humana alógena com finalidade de transplante. A pele alógena funciona como um curativo biológico temporário para cobertura de lesões cutâneas superficiais a profundas, ajudando vítimas de queimaduras e lesões graves, reduzindo a dor e a perda de líquidos pela ferida e evitando infecções e o agravamento das lesões, além da diminuição de gastos e tempo de internação dos pacientes.
Ainda um tanto cercada de mitos, a doação de pele não causa mutilação no doador e pode ser realizada a partir de indivíduos que foram a óbito com o diagnóstico de morte encefálica ou parada cardiorrespiratória, sendo necessária a entrevista familiar e assinatura de um termo de consentimento para a doação.
Em sua história, o Banco de Tecidos foi fundamental em episódios nacionais e internacionais, como a tragédia da Boate Kiss (2013), no tratamento de crianças feridas no incêndio em uma creche em Minas Gerais (2017) e na explosão de um caminhão-tanque em Lima, no Peru (2020).
Eduardo Mainieri Chem, Diretor do Banco de Tecidos da Santa Casa
Suyan G. Ribeiro dos Santos – Biomédica
Carla Zanatelli - Biomédica
Técnica minimamente invasiva é realizada no Hospital São José, unidade especializada no atendimento em neurologia e neurocirurgia da Santa Casa.
Carolina Leães Rech também fará parte da comissão científica do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia
Dos 480 pacientes atendidos, 88 deles tiveram identificados suspeita de neoplasia