Novos processos de higienização da Santa Casa reduzem custos e contribuem para a preservação do meio ambiente
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre otimizou, recentemente, os seus processos de higienização a partir de um investimento de R$ 1,2 milhão e cerca de 600 horas de treinamento e acompanhamento de mais de 400 colaboradores da instituição. A implantação de melhorias, que farão parte – gradativamente - dos processos dos sete hospitais que integram o complexo hospitalar localizado em Porto Alegre (RS), foram possíveis a partir das soluções implantadas pela TTS do Brasil, fabricante de equipamentos de higiene profissionais que tem como objetivo gerar maior eficácia da higiene, maior produtividade, segurança no processo e ergonomia aos colaboradores dessas áreas. Após extenso trabalho de avaliação de vários aspectos técnicos, qualitativos, produtivos, relação custo-benefício, consultoria técnica, manutenção e capacitação, foram definidos os sistemas adequados ao complexo hospitalar. Com as novas soluções implantadas, a Santa Casa de Porto Alegre atualizará os seus processos de higienização, igualando-se aos desempenhados nas melhores instituições do Brasil e da Europa.
A implantação dos novos sistemas TTS irá gerar significativas reduções de custos no consumo de água, de produtos químicos e refis, diminuindo, também, custos com panos descartáveis. O processo implantado para a higienização do piso, por exemplo, elimina o descarte de solução química no meio ambiente, além da redução de impactos indiretos dentro do processo, como o uso de menos embalagens. “A atualização de processos é uma obrigação constante para instituições que, como a nossa, trabalha com o que há de mais inovador em termos assistenciais. Conferir aos processos de suporte à operação o mesmo grau de atualização e inovação é essencial para a entrega total de serviços de excelência”, explica o diretor de operações da Santa Casa de Porto Alegre, Oswaldo Balparda.
Além da redução de custos e do impacto positivo em relação ao meio ambiente, os colaboradores responsáveis pela higienização dos espaços hospitalares também irão usufruir das novas soluções, que eliminam o uso de balde, pano e rodo. Com estas mudanças, esses profissionais não precisarão manusear esses itens, contribuindo para um menor desgaste físico. O sistema permite, ainda, maior controle sobre a operação de higiene, através de indicadores ainda mais visíveis em relação aos produtos utilizados para a higiene de cada espaço.
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A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.