Doação da família Gerdau Johannpeter viabiliza o projeto
Uma doação de R$ 15 milhões, feita pela família Gerdau Johannpeter, possibilitará o início das cirurgias robóticas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os recursos foram usados para adquirir o robô Da Vinci XI.
- Trata-se de um robô completo, capaz de realizar cirurgias de altíssima complexidade, somando diversos benefícios aos nossos pacientes, como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica - explica o diretor médico da Santa Casa, Antônio Kalil. Localizado no Hospital São Francisco, o centro de simulação do Instituto de Cirurgia Robótica irá treinar médicos cirurgiões de todo o país, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
O diretor-geral da Santa Casa, Julio Matos, comemora: - É um grande marco para o nosso hospital, e, consequentemente, para aqueles que confiam na nossa instituição para o restabelecimento da sua saúde.
O serviço entra em operação nas próximas semanas e terá o nome de Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.