Home / Tecnologia / Hospital São José aplica nova tecnologia para procedimento de DBS

Hospital São José aplica nova tecnologia para procedimento de DBS

O uso da técnica foi realizada pelo neurocirurgião Marcelo Ferreira, acompanhado do médico residente Guilherme Gago.

image

O Hospital São José sediou nesta semana o primeiro procedimento de DBS do Rio Grande do Sul com a tecnologia wireless de sistema de recarga com indução eletromagnética e programador de terapia do paciente com bluetooth. O uso da técnica foi realizada pelo neurocirurgião Marcelo Ferreira, acompanhado do médico residente Guilherme Gago.

A técnica de estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) foi desenvolvida na década de noventa e permite o tratamento da doença de Parkinson em casos selecionados com o implante de eletrodos cerebrais profundos. Trata-se de um procedimento onde não há destruição de estruturas cerebrais profundas como anteriormente.

Como destaca dr. Marcelo Ferreira, os novos dispositivos implantáveis (DBS) permitem que muitos dos indivíduos tenham uma vida melhor com a diminuição dos sintomas da doença de Parkinson que é progressivamente incapacitante. “Os novos dispositivos têm uma vida útil de até dez anos sem que haja necessidade de troca do gerador e permite que o paciente possa fazer os ajustes necessários do estimulador em casa permitindo uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Últimas notícias

Dia da Higiene das Mãos

Junte-se a nós! O conhecimento é o melhor aliado

Confira a programação da 3ª Semana da Experiência do Paciente

De 22 a 26 de abril acontecerá mais uma edição da Semana da Experiência do Paciente, com oficinas, visitas nas áreas, música e outras atividades.

Santa Casa de Porto Alegre lança aplicativo para agendamento de consultas e exam...

O app Santa Casa POA busca transformar a maneira como os pacientes se conectam com a instituição, oferecendo uma experiência mais rápida e eficaz.