A equipe do Dr. Alex Hörbe realizou um procedimento, inédito na instituição, para o tratamento de tumores de fígado.
Na segunda-feira (19/04/2021), a equipe do Dr. Alex Hörbe, da unidade de Radiologia Intervencionista da Neurorradiologia do Hospital São José, juntamente com Rodrigo Mariano, da cirurgia digestiva da Santa Casa, e com o apoio de Antonio Kalil, diretor médico da Santa Casa e chefe da cirurgia oncológica, realizaram um procedimento inédito na instituição para o tratamento de tumores de fígado.
Foi realizada a ablação de metástases hepáticas de tumor colorretal, uma técnica minimamente invasiva que, com a utilização de uma agulha especial de microondas, permite o tratamento dos tumores sem cirurgia. Segundo Hörbe, “o grande diferencial desta técnica é a possibilidade de tratamento de lesões maiores e com menos restrição de localização em relação à técnica convencional por radiofrequência. Na prática, o que se faz é a introdução de uma agulha especial no tumor, e esta realiza a queima da lesão e de uma pequena margem de segurança do tecido adjacente”.
Ainda de acordo com o especialista, a técnica pode ser indicada para vários tipos de tumores hepáticos, renais e pulmonares e é realizada na maioria dos casos com um corte mínimo na pele, sem necessidade de pontos e o paciente tendo alta no mesmo dia.
A nova técnica, ainda recente no país, é mais uma alternativa de terapia minimamente invasiva para o tratamento dos pacientes oncológicos, um dos focos de pesquisa e atuação da Santa Casa.
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.