A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
A médica Cláudia Pires Ricachinevsky, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Santa Casa de Porto Alegre, foi uma das especialistas homenageadas durante o I Fórum de Mulheres Intensivistas, realizado em São Paulo. O evento fez parte da programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, ocorrido entre os dias 14 e 16 de novembro.
Promovido pela Rede Brasileira de Mulheres Intensivistas (ReBraMi), a homenagem reconheceu o trabalho de 11 especialistas de todo o país e suas contribuições para as áreas adulta, pediátrica e neonatal. Além de destacar mulheres fundamentais para a história da medicina intensiva, o evento enalteceu a atuação de profissionais que são inspiração para novas gerações e se destacam na promoção da equidade de gênero na área.
Única profissional do Rio Grande do Sul homenageada, Cláudia é médica intensivista pediatra e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA). Atualmente, coordena a UTI Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, considerada a maior do Estado, e também é responsável pela residência em Terapia Intensiva da Santa Casa/UFCSPA.
A homenagem ainda reconheceu o trabalho realizado pela médica durante as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, quando atuou ativamente como voluntária em Porto Alegre, auxiliando em um dos momentos mais críticos da história do Estado. Em um movimento para arrecadar roupas e alimentos, a médica contribuiu com ações junto a postos de saúde, além de reorganizar toda a estrutura interna da UTI para receber pacientes de hospitais atingidos pela enchente.
Nesta quinta-feira (22 de maio), escolha uma das cores que representam o seu Jeito Santa Casa de Ser e vamos juntos multiplicar abraços.
O encontro abordou a aplicação da inteligência artificial em imagens obtidas por videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva.
Programa de simulações é voltado à prática de conversas difíceis, especialmente a comunicação de más notícias.