Home / Fique por dentro / Infectologista pediátrico da Santa Casa participa de estudo internacional sobre o combate a resistência bacteriana

Infectologista pediátrico da Santa Casa participa de estudo internacional sobre o combate a resistência bacteriana

O infectologista pediátrico Fabrizio Motta foi um dos sete pesquisadores brasileiros, entre 295 especialistas do mundo todo.

image

O infectologista pediátrico Fabrizio Motta, coordenador do Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, foi um dos sete pesquisadores brasileiros, entre 295 especialistas do mundo todo, que integraram o mais recente estudo sobre o combate a resistência bacteriana. O grupo de trabalho, coordenado pelo pesquisador italiano Massimo Sartelli, contou com profissionais de 115 países com diferentes formações. 

"Esse estudo é resultado de um esforço coletivo, que reforça não só a importância do uso adequado de antibióticos, mas também a relevância de novas alianças com enfoque na prevenção. Se considerarmos as previsões matemáticas, estima-se que ocorrerão mais 10 milhões de óbitos em 2050 devido a resistência bacteriana. E mudar essa realidade é uma responsabilidade global", destaca o médico. 

Publicado em outubro, o estudo intitulado Ten golden rules for optimal antibiotic use in hospital settings: the WARNING call to action busca aumentar a conscientização sobre a resistência antimicrobiana e melhorar as práticas de prescrição de antibióticos em todo o mundo. A pesquisa descreve 10 axiomas ou "regras de ouro" para o uso apropriado de antibióticos que todos os profissionais de saúde devem aderir consistentemente na prática clínica. 

 

Últimas notícias

Conte com o serviço de telemedicina

Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Dr. Renan Langie participou do Encontro Sul-Riograndense de Cirurgia e Traumatol...

Profissional representou a Santa Casa no evento realizado no último sábado, dia 23.

Confira a programação da 3ª Semana da Experiência do Paciente

De 22 a 26 de abril acontecerá mais uma edição da Semana da Experiência do Paciente, com oficinas, visitas nas áreas, música e outras atividades.