O infectologista pediátrico Fabrizio Motta foi um dos sete pesquisadores brasileiros, entre 295 especialistas do mundo todo.
O infectologista pediátrico Fabrizio Motta, coordenador do Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, foi um dos sete pesquisadores brasileiros, entre 295 especialistas do mundo todo, que integraram o mais recente estudo sobre o combate a resistência bacteriana. O grupo de trabalho, coordenado pelo pesquisador italiano Massimo Sartelli, contou com profissionais de 115 países com diferentes formações.
"Esse estudo é resultado de um esforço coletivo, que reforça não só a importância do uso adequado de antibióticos, mas também a relevância de novas alianças com enfoque na prevenção. Se considerarmos as previsões matemáticas, estima-se que ocorrerão mais 10 milhões de óbitos em 2050 devido a resistência bacteriana. E mudar essa realidade é uma responsabilidade global", destaca o médico.
Publicado em outubro, o estudo intitulado Ten golden rules for optimal antibiotic use in hospital settings: the WARNING call to action busca aumentar a conscientização sobre a resistência antimicrobiana e melhorar as práticas de prescrição de antibióticos em todo o mundo. A pesquisa descreve 10 axiomas ou "regras de ouro" para o uso apropriado de antibióticos que todos os profissionais de saúde devem aderir consistentemente na prática clínica.
Trabalho indica que o aumento na capacidade de testagem e a liberação rápida dos resultados evitam afastamentos desnecessários.
De 22 a 25 de abril, ocorre mais uma edição da Semana da Experiência do Paciente.
As cirurgias serão transmitidas em tempo real para os participantes, que poderão acompanhar cada etapa dos procedimentos.