Home / Acontece aqui / Santa Casa passa a contar com equipe de captação de tecidos musculoesqueléticos para transplante

Santa Casa passa a contar com equipe de captação de tecidos musculoesqueléticos para transplante

Capacitação ocorreu no sábado, dia 24.

image

Com o objetivo de ampliar a oferta de ossos para transplante, a Santa Casa de Porto Alegre agora conta com uma equipe para a captação de tecidos musculoesqueléticos. Com a capacitação dos profissionais, realizada no sábado (24/08), a instituição é a primeira de Porto Alegre e a terceira do Rio Grande do Sul a contar com uma equipe satélite do Banco de Tecidos Musculoesquelético do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o único da Região Sul do país.

“Além de contribuir para abastecer os estoques do Banco e beneficiar mais pacientes que necessitam de transplante ósseo, também vamos conseguir ampliar a possibilidade de acesso a esses tecidos e oferecer recursos cada vez mais completos para as cirurgias ortopédicas na instituição”, explica o ortopedista Anthony Kerbes Yépez, coordenador do grupo de Cirurgia do Quadril da Santa Casa.

Composta por ortopedistas de diferentes subespecialidades, que integram o corpo clínico do serviço de Ortopedia da Santa Casa, a equipe será responsável pela captação de tecidos musculoesqueléticos na Santa Casa e em alguns hospitais da região metropolitana. Todo o material será encaminhado para Passo Fundo, onde o Banco de Tecidos Musculoesquelético é responsável pelo processamento, preparo, armazenamento e distribuição dos tecidos ósseos.

Segundo Yépez, os ossos podem ser transplantados na forma original ou em pequenos fragmentos. Esses procedimentos são indicados especialmente para portadores de tumores ósseos, evitando amputações; como para pacientes com próteses de quadril ou de joelho, que precisam ser trocadas devido ao desgaste do material.

Últimas notícias

Dia do Médico na Santa Casa

Confira a programação especial para celebrarmos juntos.

Realizada a primeira captação de osso para transplante na Santa Casa

Procedimento marcou o início de um trabalho que busca ampliar a oferta de ossos para transplante no RS.