Home / Fique por dentro / Organização Mundial do AVC nomeia Dom João Becker como Centro Essencial

Organização Mundial do AVC nomeia Dom João Becker como Centro Essencial

O Hospital Dom João Becker recebeu um novo reconhecimento por suas práticas no combate ao acidente vascular cerebral (AVC). Após conquistar a Certificação Ouro do Angels Awards Q2 2024, da organização internacional Angels, o hospital de Gravataí foi agora classificado como Centro Essencial de Tratamento do AVC. A titulação é concedida pela World Stroke Organization (WSO) e pela Sociedad Iberoamericana de Enfermedad Cerebrovascular (SIECV). Com isso, a meta de tornar Gravataí a quinta cidade do mundo totalmente preparada para o tratamento da enfermidade está cada vez mais próxima de se concretizar.

A auditoria da WSO/SIECV é baseada em análise de indicadores assistenciais, a partir da ferramenta Roadmap, que verifica a consistência nas práticas e sugere aperfeiçoamentos. “Conseguimos organizar a unidade de AVC com leitos monitorizados específicos, fluxograma de atendimento e protocolos clínicos atualizados. Também implementamos a rotina de reuniões multidisciplinares, treinamentos com todo o time da emergência, radiologia, UTI e unidade de AVC”, lista o coordenador da linha de cuidado do AVC no Hospital Dom João Becker, Diógenes Zan. Além dessas iniciativas, o neurologista cita a criação do Programa TeleAVC, com assistência especializada 24h e o Programa de Adesão Medicamentosa. Da mesma forma, Diógenes enfatiza a boa interlocução com a SAMU e as UPAs, visando o encaminhamento rápido do paciente.

O certificado de Centro Essencial é dado após análise dos seguintes aspectos: protocolos para avaliação e diagnóstico rápidos 24 horas por dia, sete dias por semana; acesso a serviços de diagnóstico e equipe multidisciplinar treinada. Além disso, deve estar disponível o tratamento trombolítico (medicação endovenosa para desobstrução da circulação cerebral). “Estamos avançando a passos largos no atendimento do AVC em nosso hospital e temos convicção de que em breve todo o município de Gravataí estará preparado para enfrentar um episódio clínico tão preocupante e que requer rapidez no atendimento”, afirma o superintendente do Dom João Becker, Antonio Weston.

CIDADE ANGELS - A parceria com o poder público já está em andamento. Recentemente, membros da equipe de combate ao AVC do Dom João Becker estiveram reunidos com orientadores educacionais do município para apresentar o sistema Fast Heroes, iniciativa que visa conscientizar alunos do ensino fundamental. O objetivo é capacitar crianças de seis a onze anos para identificar sinais de AVC, tanto no ambiente escolar quanto em casa. Os agentes educacionais já estão aplicando o treinamento nas escolas, utilizando material lúdico e de fácil assimilação. Este é um passo importante para tornar Gravataí a quinta “Cidade Angels” no mundo, título concedido a municípios onde a estrutura de saúde e a comunidade estão totalmente capacitadas para o atendimento ao AVC.

Texto e imagem: Nelson Machado Dutra Filho/Santa Casa de Porto Alegre