Home / Acontece aqui / Daqui a 100 dias

Daqui a 100 dias

Confira o artigo do provedor Alfredo Englert

Daqui a 100 dias, a Santa Casa celebra 220 anos de uma linda história, tantas as vidas salvas, as pessoas assistidas, os protagonistas e, sobretudo, o exemplo de construção social coletiva.

Durante sua construção (1803-1826), já exercia seu propósito assistencial, ainda que improvisadamente, acolhendo os necessitados. No período seguinte, consolidou seu papel social como refúgio para enfermos e enjeitados e atendendo os feridos da Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai.

Em 1898, quando nasce em seus corredores a primeira faculdade de medicina do RS, há um período de qualificação assistencial, quando muitos processos, até então empíricos, deram lugar à ciência médica.

Já em 1930, a abertura do Hospital São Francisco, focado em pacientes particulares, visava gerar receitas para viabilizar a assistência aos mais necessitados.

A especialização da medicina impôs a construção de áreas para maternidade (Hospital Santa Clara), neurocirurgia (Hospital São José) e pneumologia (Pavilhão Pereira Filho), compondo um amplo complexo hospitalar até a década de 1960.

Nos anos 1970, uma forte crise culminou com o fechamento da Santa Casa, por alguns dias, em 1982, quando o Cardeal Dom Vicente Scherer assume como provedor e mobiliza a sociedade para retomar o protagonismo da instituição, período em que foi incorporado o Hospital Santa Rita (oncologia).

Em 2001, o Hospital Dom Vicente Scherer, primeiro hospital de transplantes da América Latina, elevou a Santa Casa a outro patamar nas complexidades. Em 2002, inaugura o novo Hospital da Criança Santo Antônio e, em 2014, o CHC, marco singular no país ao colocar em um complexo hospitalar um Centro dedicado à arte, cultura e história. Em 2018, a doação do Dom João Becker, de Gravataí, o integra ao complexo.

Desde então, com robustos investimentos, a maioria fruto de doações, consolidamos a base de sustentabilidade do propósito de cuidar de mais de um milhão de pessoas a cada ano, adequando estruturas e tecnologias à medicina de alta complexidade, referência no país.

Agora, daqui a 100 dias, simbolizado na entrega do Hospital Nora Teixeira, viveremos mais um grande marco de desenvolvimento desta instituição única e sempre do seu tempo.

Alfredo Guilherme Englert
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre