Home / Acontece aqui / Daqui a 100 dias

Daqui a 100 dias

Confira o artigo do provedor Alfredo Englert

image

Daqui a 100 dias, a Santa Casa celebra 220 anos de uma linda história, tantas as vidas salvas, as pessoas assistidas, os protagonistas e, sobretudo, o exemplo de construção social coletiva.

Durante sua construção (1803-1826), já exercia seu propósito assistencial, ainda que improvisadamente, acolhendo os necessitados. No período seguinte, consolidou seu papel social como refúgio para enfermos e enjeitados e atendendo os feridos da Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai.

Em 1898, quando nasce em seus corredores a primeira faculdade de medicina do RS, há um período de qualificação assistencial, quando muitos processos, até então empíricos, deram lugar à ciência médica.

Já em 1930, a abertura do Hospital São Francisco, focado em pacientes particulares, visava gerar receitas para viabilizar a assistência aos mais necessitados.

A especialização da medicina impôs a construção de áreas para maternidade (Hospital Santa Clara), neurocirurgia (Hospital São José) e pneumologia (Pavilhão Pereira Filho), compondo um amplo complexo hospitalar até a década de 1960.

Nos anos 1970, uma forte crise culminou com o fechamento da Santa Casa, por alguns dias, em 1982, quando o Cardeal Dom Vicente Scherer assume como provedor e mobiliza a sociedade para retomar o protagonismo da instituição, período em que foi incorporado o Hospital Santa Rita (oncologia).

Em 2001, o Hospital Dom Vicente Scherer, primeiro hospital de transplantes da América Latina, elevou a Santa Casa a outro patamar nas complexidades. Em 2002, inaugura o novo Hospital da Criança Santo Antônio e, em 2014, o CHC, marco singular no país ao colocar em um complexo hospitalar um Centro dedicado à arte, cultura e história. Em 2018, a doação do Dom João Becker, de Gravataí, o integra ao complexo.

Desde então, com robustos investimentos, a maioria fruto de doações, consolidamos a base de sustentabilidade do propósito de cuidar de mais de um milhão de pessoas a cada ano, adequando estruturas e tecnologias à medicina de alta complexidade, referência no país.

Agora, daqui a 100 dias, simbolizado na entrega do Hospital Nora Teixeira, viveremos mais um grande marco de desenvolvimento desta instituição única e sempre do seu tempo.

Alfredo Guilherme Englert
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Últimas notícias

Mais de 500 atingidos pelas enchentes são beneficiados com atendimento oftalmoló...

Dra. Terla Castro liderou a ação, que contou com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS).

Conte com o serviço de telemedicina

Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Dr. Renan Langie participou do Encontro Sul-Riograndense de Cirurgia e Traumatol...

Profissional representou a Santa Casa no evento realizado no último sábado, dia 23.