Home / Acontece aqui / Santa Casa lança Centro de Formação de Suporte à Vida credenciado pela American Heart Association

Primeiro no RS conduzido por um hospital em parceria com uma universidade, Centro reforça ainda mais os laços entre Santa Casa e UFCSPA

A Santa Casa lançou nesta quarta-feira, durante edição especial da Grande Sessão, o Centro de Formação em Suporte à Vida credenciado pela American Heart Association (AHA). O Centro é o primeiro no Rio Grande do Sul conduzido por um hospital em parceria com uma universidade, reforçando ainda mais os laços entre Santa Casa e UFCSPA, e disponibilizará cursos de ACLS (atendimento em suporte avançado de vida) e BLS (atendimento em suporte básico de vida).

"A Santa Casa será um centro de treinamento em reanimação cardiopulmonar básica e avançada certificado pela American Heart Association no Brasil. Isso significa que os médicos que se formarem aqui receberão uma capacitação de primeiro nível na atenção cardiovascular de emergência, seguindo os padrões internacionais mais atualizados e rigorosos. Dessa forma, contribuirá para melhorar a qualidade e a segurança da atenção cardiovascular de emergência no Brasil e para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de morte no mundo", ressaltou Wanda Miranda Barreto, Diretora regional da América Latina da American Heart Association.

O evento contou com as seguintes participações:

- Dr. Antonio Nocchi Kalil, Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre
- Dr. Fernando Lucchese, Diretor Médico do Hospital São Francisco, do Hospital da Criança Santo Antônio e do Hospital Nora Teixeira
- Dra. Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA
- Dr. Giuliano Minor Zortéa, Cardiologista Supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia da UFCSPA e da Santa Casa de Porto Alegre
- Wanda Miranda Barreto, Diretora regional da América Latina da American Heart Association (participação online)
- Carlos Sparta, Presidente do Cremers