A Medtronic, empresa fabricante da nova tecnologia, escolheu a Santa Casa em função da expertise em medicina de alta complexidade.
A equipe de Neurocirurgia do Hospital São José realizou um procedimento utilizando uma tecnologia inédita no país para o tratamento de problemas na coluna vertebral.
Segundo o neurocirurgião Alisson Teles, chefe da equipe responsável pelo procedimento, “a paciente apresentava um quadro de dor lombar e nas pernas, com dificuldade para permanecer em pé e para caminhar em decorrência de uma espondilolistese (escorregamento de vértebras)”.
O procedimento realizado, muito menos invasivo que os convencionais, “consiste na abordagem da coluna através de um pequeno corte no lado do abdome, com o paciente deitado de lado, permitindo excelente visualização das estruturas da coluna para uma adequada correção de alinhamento e o pinçamento das raízes nervosas, permitindo que a paciente tenha uma recuperação muito mais rápida e consiga retomar suas atividades de forma segura num curto período de tempo”, conclui dr. Teles.
De acordo com Sérgio Manoel, gerente de Marketing da Medtronic, empresa fabricante da nova tecnologia, a escolha da Santa Casa se deu em função da expertise em medicina de alta complexidade que a instituição possui: "Ao definirmos trazer para o Brasil esta nova tecnologia, já utilizada no Canadá e outros países, fizemos uma criteriosa seleção de instituições aptas a recebê-la, e encontramos na Santa Casa a união de profissionais preparados e estrutura adequada”.
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.