A Medtronic, empresa fabricante da nova tecnologia, escolheu a Santa Casa em função da expertise em medicina de alta complexidade.
A equipe de Neurocirurgia do Hospital São José realizou um procedimento utilizando uma tecnologia inédita no país para o tratamento de problemas na coluna vertebral.
Segundo o neurocirurgião Alisson Teles, chefe da equipe responsável pelo procedimento, “a paciente apresentava um quadro de dor lombar e nas pernas, com dificuldade para permanecer em pé e para caminhar em decorrência de uma espondilolistese (escorregamento de vértebras)”.
O procedimento realizado, muito menos invasivo que os convencionais, “consiste na abordagem da coluna através de um pequeno corte no lado do abdome, com o paciente deitado de lado, permitindo excelente visualização das estruturas da coluna para uma adequada correção de alinhamento e o pinçamento das raízes nervosas, permitindo que a paciente tenha uma recuperação muito mais rápida e consiga retomar suas atividades de forma segura num curto período de tempo”, conclui dr. Teles.
De acordo com Sérgio Manoel, gerente de Marketing da Medtronic, empresa fabricante da nova tecnologia, a escolha da Santa Casa se deu em função da expertise em medicina de alta complexidade que a instituição possui: "Ao definirmos trazer para o Brasil esta nova tecnologia, já utilizada no Canadá e outros países, fizemos uma criteriosa seleção de instituições aptas a recebê-la, e encontramos na Santa Casa a união de profissionais preparados e estrutura adequada”.
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.