Home / Acontece aqui / Mutirão de cirurgias do aparelho digestivo pelo SUS agiliza atendimentos e oportuniza ensino médico

Mutirão de cirurgias do aparelho digestivo pelo SUS agiliza atendimentos e oportuniza ensino médico

Intitulada de Resident Week, a iniciativa foi liderada pelos cirurgiões Luiz Alberto De Carli e Angélica Lucchese.

image

A Santa Casa de Porto Alegre mobilizou, durante essa semana, médicos, residentes e profissionais da área para um mutirão de cirurgias do aparelho digestivo, beneficiando dez pacientes do Sistema Único de Saúde. A iniciativa, liderada pelos cirurgiões Luiz Alberto De Carli e Angélica Lucchese, também oportunizou aliar a prática profissional ao ensino de médicos residentes da área, além de reduzir o tempo de espera pelo atendimento.

Intitulada de Resident Week, a ação oportunizou a realização de cirurgias por videolaparoscopia, incluindo procedimentos para o tratamento de câncer, viabilizadas com o apoio do mercado de tecnologias médicas. Como destaca De Carli, esse tipo de procedimento se destaca por permitir aos pacientes a possibilidade de uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor, reduzindo os riscos de desenvolvimento de hérnia após o procedimento cirúrgico e agilidade no retorno ao trabalho e outras atividades.

As cirurgias também foram transmitidas ao vivo para os demais residentes e estudantes da área. “Além de beneficiar nossos pacientes, esse mutirão permitiu que os residentes de cirurgia digestiva pudessem utilizar materiais e equipamentos que normalmente eles não têm acesso. Foi uma oportunidade importante e única de aprendizado, ampliando os conhecimentos e as competências desses futuros profissionais”, ressaltou o cirurgião.

Últimas notícias

Pacientes são beneficiados com mutirão de cirurgias para câncer de pele

Equipes se reúnem para a realização de mais um mutirão de cirurgias em pacientes com tumores malignos de pele.

Fique sempre bem informado com nossos canais oficiais

Fique sempre bem informado com nossos canais oficiais, eles aproximam, facilitam e agilizam nossa comunicação.

Projeto de residente da Santa Casa é o vencedor do III Workshop de Pesquisa Clín...

O projeto vencedor terá o apoio financeiro da LIbbs para ser desenvolvido.