Intitulada de Resident Week, a iniciativa foi liderada pelos cirurgiões Luiz Alberto De Carli e Angélica Lucchese.
A Santa Casa de Porto Alegre mobilizou, durante essa semana, médicos, residentes e profissionais da área para um mutirão de cirurgias do aparelho digestivo, beneficiando dez pacientes do Sistema Único de Saúde. A iniciativa, liderada pelos cirurgiões Luiz Alberto De Carli e Angélica Lucchese, também oportunizou aliar a prática profissional ao ensino de médicos residentes da área, além de reduzir o tempo de espera pelo atendimento.
Intitulada de Resident Week, a ação oportunizou a realização de cirurgias por videolaparoscopia, incluindo procedimentos para o tratamento de câncer, viabilizadas com o apoio do mercado de tecnologias médicas. Como destaca De Carli, esse tipo de procedimento se destaca por permitir aos pacientes a possibilidade de uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor, reduzindo os riscos de desenvolvimento de hérnia após o procedimento cirúrgico e agilidade no retorno ao trabalho e outras atividades.
As cirurgias também foram transmitidas ao vivo para os demais residentes e estudantes da área. “Além de beneficiar nossos pacientes, esse mutirão permitiu que os residentes de cirurgia digestiva pudessem utilizar materiais e equipamentos que normalmente eles não têm acesso. Foi uma oportunidade importante e única de aprendizado, ampliando os conhecimentos e as competências desses futuros profissionais”, ressaltou o cirurgião.
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.