Home / Acontece aqui / Paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro no Hospital São José

Paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro no Hospital São José

Submetido a procedimento para a retirada de um tumor cerebral, o paciente pode praticar uma de suas paixões.

image

Na tarde desta segunda-feira, dia 14 de novembro, o agricultor e músico Vilson Saueressig foi submetido a procedimento para a retirada de um tumor cerebral e, ao mesmo tempo, pode praticar uma de suas paixões: tocar saxofone. A cirurgia foi realizada no Hospital São José, unidade da Santa Casa de Porto Alegre referência nacional no atendimento em neurologia, neurocirurgia e procedimentos de alta complexidade.

O neurocirurgião Marcelo Schuster, que liderou a equipe no procedimento, explica que a técnica de cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado é especialmente útil em casos que o tumor está localizado em regiões diretamente envolvidas com os mecanismos de linguagem como falar, entender situações, fazer cálculos, interpretar textos e contextos, além realizar funções específicas como tocar um instrumento musical, como foi o caso deste paciente.

“O paciente é submetido a testes neurológicos específicos durante a cirurgia e, com o auxílio da estimulação elétrica cerebral ou monitorização neurofisiológica intraoperatória, é possível conseguir mapear áreas cerebrais fundamentais que não podem ser ressecadas. Somente assim é possível retirar o máximo de tumor causando mínimo ou nenhum déficit neurológico permanente”, explica o dr. Schuster.

Outro ponto que gera curiosidade é sobre a dor. “O tecido cerebral em si não possui terminações nervosas, por isso conseguimos manipular o cérebro sem que o paciente sinta dor. A pele, osso, e membranas que envolvem o cérebro, e que podem causar dor, recebem uma anestesia especifica”, destaca o neurocirurgião.

Últimas notícias

Mais de 500 atingidos pelas enchentes são beneficiados com atendimento oftalmoló...

Dra. Terla Castro liderou a ação, que contou com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS).

Conte com o serviço de telemedicina

Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Dr. Renan Langie participou do Encontro Sul-Riograndense de Cirurgia e Traumatol...

Profissional representou a Santa Casa no evento realizado no último sábado, dia 23.