Home / Acontece aqui / Mutirão beneficia 20 pacientes com câncer de pele

Mutirão beneficia 20 pacientes com câncer de pele

Mutirão no Hospital Santa Rita submete 20 os pacientes a remoção do câncer de pele.

Com o objetivo de reduzir a fila de procedimentos oncológicos do SUS, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Hospital Santa Rita, realizou no dia 08/10/2022 uma ação, cujo objetivo foi submeter os pacientes do SUS a remoção do câncer de pele. Quarenta e dois profissionais de todas as áreas afins (do bloco cirúrgico) participaram, possibilitando a realização de 20 cirurgias, nas quais foram removidas 38 lesões não melanoma da pele, de média complexidade.

Este é o quarto evento do ano na área, que ainda contará com outros esforços, possibilitando o atendimento de um número maior de pacientes do SUS que aguardam na fila de espera.

“Estamos ainda correndo atrás do prejuízo imposto pela pandemia que restringiu a atividade cirúrgica e trouxe o agravo da doença em muitos, o que acabou sobrecarregando ainda mais o nosso plano de atendimentos. Nossa meta não só é, com estes mutirões, extinguir esta fila, mas também dar continuidade no tratamento de cada paciente”, destacou Riccardi.

Para a seleção dos pacientes atendidos, foram considerados o tempo de espera na fila e a complexidade dos casos. O cirurgião diz ainda, que devemos dar atenção especial à prevenção do câncer de pele, principalmente no Rio Grande do Sul que a incidência é em torno de 20% do total do Brasil, com aproximadamente 34.000 casos novos por ano (INCA).