Home / Linha de frente / Perfil Drª Luciana Zaffari

Perfil Drª Luciana Zaffari

Odontóloga, Luciana fala da sua especialidade, da evolução dos tratamentos e da importância de integrar o corpo clínico da Santa Casa

Me chamo Luciana Zaffari, sou cirurgiã bucomaxilofacial e coordeno equipes que atuam em todos os hospitais da instituição. Atuo efetivamente há 6 anos na Santa Casa.

Como se dá sua atuação na Santa Casa e quais são as principais aplicações da sua especialidade?
Chefio duas especialidades odontológicas que só podem ser realizadas em ambiente hospitalar, a cirurgia bucomaxilofacial que trata de traumas na face por agressões, acidentes automobilísticos, ferimentos por armas de fogo que envolvem os dentes e estruturas adjacentes como ossos e tecidos moles, as deformidades dentofaciais, os cistos, as lesões orais e as disfunções da articulação temporomandibular.
A odontologia hospitalar, atua no acompanhamento dos pacientes internados nas especialidades de cardiologia, oncologia, quimioterapia, radioterapia e hematologia, realizando laserterapia em mucosites e outras necessidades clínicas odontológicas que sejam necessárias para a continuidade dos tratamentos médicos necessários.

Fale um pouco dos últimos avanços e tratamentos da sua especialidade. Como é o futuro da profissão?
A cirurgia bucomaxilofacial avançou muito em relação aos exames de imagem por realidade virtual aumentada, planejamentos cirúrgicos virtuais, artroscopias e acessos minimamente invasivos, diminuindo a morbidade dos procedimentos e aumentando a previsibilidade dos tratamentos.
A profissão atravessa uma fase difícil por vários detalhes, somos dentistas muito mais preparados que os colegas de profissão justamente por atuar em ambiente médico, o que exige constante aperfeiçoamento, muito estudo e competência, o mercado está em um grau de competitividade enorme e são muitas as opções, porém acredito que para o profissional ético e competente sempre há espaço e futuro promissor.

O que representa para a senhora integrar o corpo clínico da Santa Casa?
Para mim, integrar o corpo clínico da Santa Casa é fazer parte de um hospital onde os melhores profissionais da área da saúde atuam, o ensino e a pesquisa estimulando a descoberta de novos tratamentos e qualificando profissionais, tecnologia de ponta e uma constante busca pela melhoria de processos e instalações, me sinto trabalhando em um hospital que constrói a história da saúde no Brasil.