Ação tem como objetivo atender pacientes que estão em lista de espera há mais de um ano por exames de colonoscopia
Ação tem como objetivo atender pacientes que estão em lista de espera há mais de um ano por exames de colonoscopia
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre deu início, no sábado (17/10), a uma série de mutirões que visam agilizar a realização de colonoscopias em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante quatro sábados serão feitos em pacientes já selecionados 80 exames - ao todo - que têm como objetivo o rastreamento de câncer colorretal, a investigação de doenças inflamatórias intestinais e o acompanhamento de pacientes oncológicos. Cada mutirão envolve em torno de 12 profissionais entre médicos, equipe de enfermagem, profissionais administrativos e de higienização.
Em uma iniciativa do Serviço de Coloproctologia e Endoscopia da Santa Casa, as ações, conforme explica o proctologista Daniel Azambuja, “visam regularizar a realização deste importante exame que, devido à pandemia, teve uma queda de 40% entre março a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado”. A equipe estuda a viabilidade de ampliar o calendário dos mutirões, a fim de proporcionar o exame a um maior número de pacientes.
Mais de 600 pessoas aguardam por uma colonoscopia pelo SUS na Santa Casa, e o tempo médio de espera para a realização é de nove meses.
PRÓXIMA
O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.
O evento reunirá especialistas renomados para debater o que há de mais atual na área. As inscrições seguem abertas.
Bruno Costamilan Zittlau, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, é o único representante do Rio Grande do Sul no grupo.