Home / Mutirão / Hospital da Criança Santo Antônio realiza mutirão de cirurgias de postectomia

Hospital da Criança Santo Antônio realiza mutirão de cirurgias de postectomia

Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.

image

Integrando as ações do Novembrinho Azul, a Santa Casa de Porto Alegre realizou, no último feriado (15/11), um mutirão de cirurgias para correção de fimose em pacientes pediátricos do Sistema Único de Saúde. Mais de 20 profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.

Liderada pelo cirurgião pediátrico Rafael Deyl, também chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica da Santa Casa, a ação reafirma o compromisso da instituição com a saúde pública, garantindo acesso ao procedimento e reduzindo significativamente o tempo de espera desses pacientes. "A postectomia é um procedimento simples, mas essencial para prevenir possíveis infecções penianas, facilitar a higiene íntima e evitar complicações, como o câncer de pênis", explica o médico.

Segundo Deyl, a falta de higienização genital adequada, dificultada pela fimose, é a principal causa de balanopostite, uma inflamação conjunta da glande e do prepúcio. "Essa inflamação faz com que a pele do pênis se torne progressivamente mais fechada, criando um ambiente favorável para infecções", destaca, reforçando a importância da correção da fimose. Para a seleção dos pacientes, foram considerados o tempo de espera na fila e a complexidade dos casos.

Além de beneficiar diretamente as crianças, o mutirão integra o movimento Novembrinho Azul, dedicado a conscientizar meninos de até 15 anos sobre a importância dos cuidados com a saúde desde a infância. "A prevenção é fundamental para evitar problemas futuros", ressalta o médico. "Já temos uma cultura de cuidado bastante consolidada entre as meninas, mas ainda precisamos avançar entre os meninos. Esse olhar é essencial para formarmos adultos responsáveis por sua própria saúde, reforçando a importância da prevenção em todas as etapas da vida", conclui.

Últimas notícias

Confira a programação e espalhe abraços

Nesta quinta-feira (22 de maio), escolha uma das cores que representam o seu Jeito Santa Casa de Ser e vamos juntos multiplicar abraços.

Santa Casa leva inovação no tratamento do câncer peritoneal para a Europa

O encontro abordou a aplicação da inteligência artificial em imagens obtidas por videolaparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva.

Programa de Treinamento e Simulações de Conversas Desafiadoras

Programa de simulações é voltado à prática de conversas difíceis, especialmente a comunicação de más notícias.