Home / Acontece aqui / Procedimento inédito de reconstrução do manguito rotador na Santa Casa

Procedimento inédito de reconstrução do manguito rotador na Santa Casa

Grupo de Cirurgia do Ombro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e a equipe de Microcirurgia realizaram a intervenção.

O Grupo de Cirurgia do Ombro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e a equipe de Microcirurgia realizaram uma transposição tendinosa inédita no Brasil, a transferência do músculo redondo maior de forma isolada para reconstrução do manguito rotador degenerado. O manguito rotador é um conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro e são essenciais para a execução dos movimentos do braço.

A cirurgia envolveu três cirurgiões com 20 anos de experiência: o dr. Fernando Mothes, chefe da equipe do Grupo do Ombro; o dr. Fábio Matsumoto, preceptor do Grupo do Ombro; e dr. Cristian Borges, microcirurgião do Grupo de Cirurgia da mão. O paciente de 70 anos tinha uma lesão antiga e irreparável de manguito rotador, sofrendo com dores crônicas no ombro e perda progressiva de força.

"Essa técnica além de ser inovadora, visa aliviar a dor do paciente, melhorar a sua força e fazer com que ele volte a praticar seu esporte favorito, o beach tênis", destaca o dr. Fernando Mothes.