Home / Acontece aqui / Turma de médicos celebra 55 anos de formatura em encontro especial na Santa Casa

Um grupo de 15 médicos e médicas revisitaram a instituição em celebração às mais de cinco décadas do início de suas trajetórias.

A Santa Casa de Porto Alegre foi cenário de um encontro bastante especial nesta sexta-feira (17/11). Completando 55 anos de formação em 2023, um grupo de 15 médicos e médicas revisitaram a instituição em celebração às mais de cinco décadas do início de uma trajetória que faz parte não só da história da Santa Casa, mas também da medicina no Rio Grande do Sul.

Formados pela então Faculdade Católica de Medicina (hoje, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), os profissionais integraram o terceiro grupo de formandos da instituição, que tem a Santa Casa como hospital-escola. A turma AD 68, como ficou conhecida, foi recebida no Centro Histórico-Cultural, onde visitaram a exposição permanente “Fragmentos de uma História de Todos Nós”. Além disso, também conheceram os novos ambientes internos da instituição, desde a Rua Coberta até o recém inaugurado Hospital Nora Teixeira.

Em um texto especial publicado na coluna Almanaque Gaúcho, de Zero Hora, o médico e escritor Francisco Michielin, de 80 anos, que esteve junto com o grupo na visita, rememorou o tempo em que passou com os colegas na década de 1960: “Nosso rebanho firmou conceito, solidificou reputação e tivemos o prestigioso reconhecimento da totalidade dos nossos pacientes. Vivemos dias felizes na quimera dos doces pássaros da juventude. Construímos uma amizade que se transformou em irmandade. Até hoje, convivemos numa soberba aliança de fraternidade”, destacou sobre os 55 anos junto à turma desde a formatura em dezembro de 1968.