Home / Pílulas de História CHC / A máscara de Schimmelbusch

A máscara de Schimmelbusch

Em 1890 (circa), o médico e patologista alemão Curt Theodor Schimmelbusch (1860-1895) criou um novo modelo de amparo anestésico. À época, desempenhava a função de assistente de cirurgião e auxiliava na aplicação do anestésico em pacientes.

Observador nato, verificou que o químico em contato com a pele causava reações alérgicas ou queimaduras. Assim, Schimmelbusch desenvolveu uma máscara com curvatura e canaleta inferior, desenho que possibilitou que o anestésico não encostasse no rosto do enfermo.

Para anestesiar o paciente, uma gaze era estendida sobre as barras de metal e fixada no local pelas dobradiças. A máscara era então posicionada acima do nariz e da boca. Seguidamente, o anestésico era aplicado em gotas, na gaze, de forma que o paciente pudesse inalar o químico (clorofórmio ou éter). Foi usada até 1956, data do aparecimento do Halotano, porém, ainda é utilizada em países onde a tecnologia médico-cirúrgica, infelizmente, não acompanha o desenvolvimento científico.

Fontes:
M Reinhard , E Eberhardt. Curt Schimmelbusch (1850-1895) - desenvolvimento de uma máscara para anestesia com clorofórmio e éter baseada em princípios assépticos primários. Anasthesiol Intensivmed Notfallmed Schmerzther: Belim/Alemanha. Fev. 1994, v.29, p. 30-35. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8142567/. Acessado em 05.11.2020
LUTZ, FERRANDO E CIA LTDA. Ricard: Instrumentos Cirúrgicos: catálogo. Rio de Janeiro/São Paulo: Lutz, Ferrando e Cia. Ltda, [1945], p. 57. Catálogo de instrumentos médico-cirúrgicos.
SCHIMMELBUSCH MASK. Disponível em: The Wood Library-Museum https://www.woodlibrarymuseum.org/museum/item/58/schimmelbusch-mask.%20Acesso%20em%2023. Acesso em 05 nov. 2020.

Foto – Juliana Marques/2012

Texto: Amanda Mensch Eltz