Caso raro de cirurgia fetal operado na Santa Casa
Com menos de 1 ano de funcionamento, o Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inicia sua produção científica com aceitação para apresentação de um relato de caso em um dos congressos mais importantes de Medicina Fetal no âmbito internacional: o ISUOG Virtual World Congress 2021. O trabalho intitulado Permeabilização fetoscópica de megauretra com megabexiga descreve um caso operado na vida intrauterina por obstrução urinária baixa (obstrução da saída da urina fetal) pela cirurgiã fetal Dra. Talita Micheletti Helfer e sua equipe, com participação em tempo real do renomado cirurgião fetal espanhol Dr. Eduard Gratacós.
Segundo a especialista, "este caso operado na Santa Casa é raro, e há poucos relatos na literatura médica mundial com tratamento fetoscópico bem-sucedido". A cirurgia permitiu a preservação da função dos rins do bebê, que nasceu bem, com 9 meses, e já recebeu alta para ser acompanhado pela equipe de alta complexidade do Hospital da Criança Santo Antônio.
Texto e imagem: Divulgação Santa Casa
A profissional foi uma das 11 especialistas homenageadas durante programação do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Mudança está em vigor desde 14 de novembro
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.