Home / Acontece aqui / Mais de 500 atingidos pelas enchentes são beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito na Santa Casa

Mais de 500 atingidos pelas enchentes são beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito na Santa Casa

Dra. Terla Castro liderou a ação, que contou com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS).

image

Aproximadamente 550 pessoas que perderam ou tiveram seus óculos danificados pelas enchentes em Porto Alegre e região metropolitana foram beneficiadas com atendimento oftalmológico gratuito no último sábado (08/06). Promovida pela Santa Casa de Porto Alegre, em um gesto de solidariedade e cuidado com a população, a ação para prescrição emergencial de óculos, com a realização de consultas e exames, também contou com empresas parceiras que doaram as armações e lentes para os pacientes atendidos.

A iniciativa, que teve início pouco antes das 8h e se estendeu até às 15h30, contou com a participação de 65 voluntários. “Foram 40 profissionais da saúde, incluindo oftalmologistas, residentes e doutorandos de diferentes universidades, e outros 25 profissionais de apoio administrativo, que se uniram para fazer a diferença na vida dessas pessoas e devolver a possibilidade de enxergar com qualidade e nitidez”, destacou a oftalmologista da Santa Casa, Terla Castro, que liderou a ação com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS).

Com a receita em mãos, logo após a verificação do grau ocular, os pacientes também receberam o primeiro atendimento das empresas parceiras. Graças a doação das lentes pela fabricante Essilor e das armações de óculos pelas óticas OJO (Mr. Ray e Atelier), do Barra Shopping Sul, os pacientes saíram do mutirão com a garantia de levar pra casa um óculos novo sem qualquer custo.

“O óculos que eu uso é multifocal, um óculos bem caro. E para quem perdeu tudo, fica bem difícil conseguir priorizar esse tipo de gasto agora. Sair daqui com um óculos novo vai ajudar bastante, não tenho nem como agradecer", ressaltou a moradora de Guaíba, Sirlei Silva, que teve a casa inteiramente tomada pela água. “Depois de tudo que a gente tem passado, esse é um presente e tanto”, agradeceu o morador de Canoas, Mauro Jung, que precisou sair de casa só com a roupa do corpo junto à família.

Entre os beneficiados na ação, estiveram pessoas atingidas pelas enchentes que se inscreveram por meio de um link divulgado previamente, pacientes vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela Santa Casa, além de colaboradores da instituição que também foram afetados pela tragédia climática.

Últimas notícias

Empossados os chefes e coordenadores de serviços médicos para a gestão 2024-2027

57 serviços passam a compor a principal estrutura de atendimento da Santa Casa.

Santa Casa entrega Kits Lar para colaboradores atingidos pelas enchentes

Evento marcou o encerramento da campanha Abrace a Solidariedade.